Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

Lagosta



                                                Lagosta
   O corpo da lagosta é revestido por um exoesqueleto de quitina e calcário divide-se em duas parte: cefalotórax (conjunto de cabeça e tórax) e abdome.
   No cefalotórax encontra-se os olhos, as antenas, a boca, "pinças" e as pernas. as antenas tem funçâo tàtil; as "pinças" são órgâo de ataque e defesa.
    No abdome encontram-se o ânus e cinco pares de apêndices natatória, que tambem podem desempenhar várias outras funções.O penéltimo segmento do abdome é ladeado pelo último par de apêndices, chamados urópodes, que servem como nadadeira e proteção dos ovosnas fêmeas.O último segmento do abdome denomina-se telso e não possui apêndices.
    Embaixo do exoesqueleto, a lagosta possui um sistema masculino que possibilita ao animal movimentar-se em todas as direções. è capaz tambèm de realizar movimentos bastante ràpidos. Para realizà-los, a lagosta emprega o telso e os urópodes. 
     A lagosta, assim como os demais crustàcio aquàticos, respira atravèz de brânquias, que sâo òrgâo formados por um conjunto de filamentos bem delicados. Por meio das brânquias, o animal realiza trocas gasosas entre a àgua ambiental, que banha esses filamentos, e os vasos sanguìneos presentes no interio deles. 
      Podemos estabeleser algumas diferenças entre os insetos e os custàceos.
 Agumas são: os insetos são principalmente terrestres;tem o corpo dividido em cefalotòrax e abdome; possui em cinco ou mais pares de pernas, does pares de antenas e a maioria respira por brânquias.      
  
fonte:www.colegioweb.com.br/biologia/lagostas.html
graziele de Oliveira Martinez
PROF:Lelia

Um comentário: